top of page

“Um Coração na Política”

15 de ago. de 2024




Nesta largada para os pleitos municipais em todo o Brasil, tomo emprestada essa frase do lançamento da minha candidatura em 2020, criada em uma movimentação ColetivA das mais lindas que pude viver e que me elegeu vereadora da minha cidade, Salvador, em um mandato que nos orgulha diariamente, mesmo, hoje, licenciado.

 

Tomo emprestada também a foto de Gabriela Biló, registrada logo que fui anunciada como presidenta da Funarte e na qual carrego o sorriso e o coração - presente do Ceará, esse Estado irmão que, para nós e para a cultura no Brasil, passou a ser Norte, ainda que tanto Nordeste.

 

Meu coração na Política: Eu, Maria Marighella, atriz, trabalhadora da cultura, mãe, filha, neta, Marighella.

 

Num dos momentos mais difíceis do país, nasce, em 2020, nossa movimentação cidadã de ocupação da política institucional, a ManifestA ColetivA, alinhada nacionalmente à plataforma #ocupapolítica e a diversos outros movimentos espalhados pelo país, a que chamamos de “Cidades pela Democracia”. Ali, fomos vitoriosas e com um mandato vivo e atuante, seguimos na convicção de que é na ação que se faz a mudança que queremos no mundo. Marighella sempre nos ensinando.

 

Depois, 2022! Este que deu ao nosso presidente Lula a vitória e, a Bahia, sua votação mais expressiva. Já ao lado da Ministra Margareth Menezes, o compromisso de retomar a construção da Política Nacional das Artes após sua interdição e integrar essa frente em defesa da cultura brasileira e devolver ao país um Ministério da Cultura retomado, ativo de democracia e dos direitos culturais, colocando a cultura do tamanho da sua relevância para o Brasil.

 

Já em 2024, com este mesmo coração, convoco a todas as pessoas a ocupar as ruas e seus territórios na convicção de que é nas cidades que a vida se realiza.

 

A democracia é um arado diário. Dela depende o alimento, abrigo e sonhos de amanhã.

 

Vamos? 🌱

 

Com Amor,

Maria Marighella

bottom of page